A menina e seu vestido.

ImagemEra uma vez uma menina. Uma menina em um lugar muito distante, numa ilha. Uma ilha que poucas pessoas conheciam. Essa menina resolveu cantar, cantando e dançando encantou o mundo inteiro. Conquistou fãs em todos os lugares. A menina, dona de uma forte opinião, não era muito de se importar com o que diziam os outros. Defendia suas convicções com ardor, inclusive inserindo suas ideias nas roupas que usava. Essa menina, negra, de uma ilha tão distante, atende pelo nome de Rihanna. E ela ousou.

Rihanna compareceu a uma premiação, dia desses, com um vestido de cristal. Um vestido de cristal para uma menina. Por ser de cristal, o vestido era transparente, por ser transparente, todos os dedos do mundo se voltaram para ela. Não se fala de outra coisa, apenas da menina e do seu vestido de cristal.

Me impressiona, no mundo, a facilidade com que as pessoas julgam e adjetivam as mulheres. Todas elas.  Li as coisas mais absurdas sobre a escolha de roupa da Rihanna. Li homens dizendo que : “se fosse minha irmã eu batia nela”, “isso não é coisa de mulher que se valoriza”, “depois estupram ela e ela vai querer reclamar”. Li tudo isso, li muito mais que isso. E depois de tanto ler, resolvi escrever.

Rihanna, no alto de sua  fama, de seu estilo, talvez nem ligue para tudo isso que dizem a respeito do seu vestido de cristal. Eu, aqui de longe, não posso deixar de refletir sobre a maneira que a violência se naturaliza mesmo para mulheres no auge de sua fama. Como é natural julgar mulheres pelo o que elas vestem, mesmo quando estas tem dinheiro suficiente para vestir um vestido de cristal. Como é comum  adjetivar uma mulher, de todas as formas possíveis, pela roupa que ela escolheu colocar.  Enquanto isso, todos os dias, homens saem as ruas com os peitos a mostra, homens pousam para fotos com o tórax desnudo, e não se lê/ouve ninguém dizer que eles “não se dão valor”.

É um vestido, uma moça, muitos cristais em um corpo que é dela. E que, portanto, cabe apenas a ela decidir o que este corpo vai vestir.

Brilhe em cristais Rihanna, você e todas as mulheres do mundo podem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s